Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhanense Gil Fernandes é o novo 'chef' da Fortaleza do Guincho

gilfernandes

Gil Fernandes, natural de Ribamar, é o mais jovem 'chef' português num restaurante com estrela 'Michelin'. Aos 28 anos assume a liderança da cozinha da Fortaleza do Guincho, restaurante distinguido com uma estrela 'Michelin' desde 2001, sucedendo a Miguel Rocha Vieira.

O jovem ribamarense considera que este é o momento certo para o degrau seguinte e diz que a filosofia do restaurante, no Guincho, no concelho de Cascais, com largas janelas sobre o oceano Atlântico, se vai manter.

Gil Fernandes passou metade da sua vida na cozinha. Começou a formação na Escola de Hotelaria do Estoril aos 14 anos, com vontade de pôr em prática a sua paixão. Passou depois pelos restaurantes 'Vila Joya' (duas estrelas), 'Ocean' (duas estrelas) e holandês 'De Lebrije' (três estrelas 'Michelin').

Há anos que Gil Fernandes guarda um caderninho com notas para novos pratos. Não queria ser apanhado desprevenido no dia em que chegasse a 'chef'. Chegou a número um da cozinha da Fortaleza do Guincho 'Relais & Château' um mês depois. Para já, diz que a filosofia do restaurante se vai manter a mesma: “significa que vou mudando o menu conforme a estação. Agora há de vir aí um cozido à portuguesa transformado, umas abóboras com requeijão e doce de abóbora à sobremesa”.

Fotografia: Direitos Reservados